domingo, 15 de abril de 2012

Separação de sílabas, parte I - Os Dígrafos!

Hum... Ao corrigir os textos, sempre me deparo com alguns erros críticos de separações de sílabas. E é uma unanimidade! Desde os alunos do 6° ano do fundamental até gente grande, já formada, possuem sérias dificuldades nessa parte tão, tão básica da nossa língua. Por isso mesmo, se é tão básica e tão "primitiva" (sim, já usaram essa palavra para definir a matéria) por que errar tanto??
Ainda não fiz uma estatística para identificar em quais seriam as maiores dificuldades, porém de tanto corrigir, verifico que na hora do dígrafo é um problemão! Outra coisa que me chama a atenção é a não ciência dos ditongos e hiatos, separam vogais que deveriam de estar juntas; unem vogais que deveriam de estar bem longe! 
Vamos sanar algumas dessas dúvidas!

DÍGRAFOS!! 

Esses camaradas são bem velhos no estudo Língua Portuguesa na escola. Lá nos primeiros anos fundamentais, as professoras nos fazer realizar zilhões de exercícios e nos apresentam palavras novas. E sempre estarão presentes no estudo da língua pela eternidade. O motivo? Porque eles nos complicam. Sim, são básicos e complicados.
Os dígrafos são consoantes e vogais que formam um mesmo som. Totalmente diferente dos encontros vocálicos, que dá para perceber os dois sons. A princípio, o dígrafo é o oposto do encontro vocálico. Veja a diferença:

Acessível x Crase
Preposição x Aquele

No primeiro grupo, vemos que no ss temos um mesmo som, portanto dígrafo. Totalmente diferente do cr encontrado na outra palavra. Para realizamos a palavra crase, necessariamente temos de pronunciar as duas consoantes. Já em acessível, não há a pronúncia dos dois s. Essa é a diferença básica.
Como nos encontros vocálicos, os dígrafos podem ficar juntinhos quanto separadinhos.

Abelha = a-be-lha
Carroça = car-ro-ça

Já vi muita abelha por aí separada e muita carroça junta... O que nos ajuda em saber isso? Dominar a sua língua portuguesa, pois o povo que domina a sua língua, pode dominar sua nação (ficaadica!).
Comentário à parte, vamos ver quem fica junto e quem fica separado.

Dígrafos mais conhecidos, portanto os que oferecem maior dúvida!

Lh, nh, ch, rr, ss, qu, gu, sc, xc.

Galho, malha, ninho, fanho, ferro, porrete, assadura, passo, querido, quem, guerra, gueixa, piscina, nascer, exceder, exceção

Em palavras que aparecem o lh,nh,ch,qu,gu não há separação. 

Ga-lho, ma-lha, ni-nho, fa-nho, que-ri-do, quem, guer-ra, guei-xa
Paremos e observemos uma coisa interessante: o gu que aparece em água ou em aguentar é ou não um dígrafo?? Não! Dígrafo é tudo aquilo que se pronuncia de uma só vez, em um só som. Saiu disso, não é dígrafo. :)

Já no outro grupo de dígrafos, acontece a separação. 

Fer-ro, por-re-te, as-sa-du-ra, pas-so, pis-ci-na, nas-cer, ex-ce-der, ex-ce-ção.
Outra coisa que devemos observar: quando pronunciamos as palavras com sc tendemos a inserir um i ali no meio. Dizemos naiscer, pronunciando também o s, em vez de /naser/ com o som sê, sem o i e sem o s. É dígrafo, não encontro consonantal. 

Dígrafos nem tão conhecidos assim, portanto como dividi-los?

Sç, xs, am, an, em, en, im, in, om, on, um, un

Nasça (Que o bebê nasça bem!), esxudar (transpirar), samba, banca, embriagado, acalentar, imbecil, inquieto, combo, ontem, umbigo, função

Nos dois primeiros dígrafos, há a separação. Podemos perceber que não os vemos circular muito por aí...

Nas-ça, ex-su-dar

No segundo grupo, temos os casos de vogais nasais que formam dígrafos nasais. Não se pronuncia o m ou o n, estes apenas ajudam a formar a identidade nasal, como se fosse um acento til (aquela cobrinha, ~). Nós pronunciamos essas palavras desse jeito: sãba, bãca, ~ebriagado (aqui não consegue acentuar com o til a vogal e nem as vogais i e u), acal~etar, ~ibecil, ~iquieto, cõbo, õtem, ~ubigo, f~ução.
Logo:

sam-ba, ban-ca, em-bri-a-ga-do, a-ca-len-tar, im-be-cil, in-qui-e-to, com-bo, on-tem, um-bi-go, fun-ção
No final na palavra ontem não há dígrafo, pois automaticamente se pede um i ali (õteim). É um processo natural, bem diferente do que acontece em nascer, já explicado acima.

Separamos as sílabas de acordo como falamos as sílabas. Basta saber pronunciar adequadamente uma palavra que saberemos dividi-la perfeitamente.
Até a segunda parte!!

Um comentário: