domingo, 15 de abril de 2012

Separação de sílabas, Parte II - Encontros vocálicos

Nessa segunda parte, vamos relembrar umas coisinhas interessantes que confundem muitas cabeças na hora de dividir as sílabas: saber diferenciar os ditongos dos hiatos dos tritongos. Basta perguntar de surpresa a qualquer um "Pensa rápido, o que é ditongo?", para observar lentamente a amarga feição de desespero e dúvida. Essa postagem é para deixar de fazer a cara de paisagem para responder rápido, deixando o questionador surpreso!

OS ENCONTROS VOCÁLICOS

São três tipos: os ditongos, os hiatos e os tritongos. Antes de entrar no assunto propriamente dito, temos de realizar uma checagem: sabe o que é vogal tônica ou vogal átona? 
Saber o que é isso é entender qual o nervo central de uma sílaba. Sem uma vogal não há sílabas, grosseiramente falando, em Língua Portuguesa. Por conta disso, pode-se dizer que é uma "regrinha básica" ter uma vogal para cada sílaba, trazendo maior facilidade na hora da pronúncia portando mais melodia e musicalidade para o idioma. Pode haver uma vogal em uma sílaba, que é o caso do hiato mas nunca uma consoante solta.
Quando enxergarmos uma palavra com uma sequência de vogais, basta achar qual a mais forte e aquela que apenas está ali para acompanhá-la. Isso ajudará na hora de classificar o encontro vocálico. Tenha certeza de que nunca haverá duas vogais fortes ou duas vogais fracas compondo a mesma sílaba. Terá a mais forte e a mais fraca, ou uma forte e duas fracas.Vejamos:

brasileiro, rua, Paraguai

Nas palavras acima, quais as vogais mais fortes nas sequências?
Na primeira, temos a vogal E fazendo o papel principal e o I bem apagado.
Na segunda, pronunciamos fortemente as duas vogais, o que significa que há duas sílabas, RU-A.
Na próxima, o A entre o U e o I é a vogal mais forte. Soletrando, percebe-se que o A reina em absoluto e as outras duas vogais apenas dão sustentação e influenciam para que o A seja a vogal tônica, portanto as três somam-se numa só sílaba.

OS DITONGOS

Como o nome já diz, os DItongos formam um dupla de vogais que NUNCA se separam. Eles ficam na mesma sílaba sempre. Para achar o ditongo, basta soletrar a palavra e perceber que as vogais ficam unidas, numa só sílaba.

á-gua, pois se alguém fala á-gu-a pode tratar de começar a fazer mais consultas ao dicionário
can-ção, nunca separe o ao~, nunca.
i-dei-a, soletrando, percebe-se que ao falar i-de-ia parece que se dá mais ênfase ao a final, em vez de dar para o e.
cru-éis, também não é adequado soletrar cru-é-is, como acontece no ideia.
sé-rio, nada de sé-ri-o. Basta soletrar.
gra-tui-to, sim! Nada de gra-tu-i-to, como até já vi em comerciais de televisão ou propagandas políticas.


Algumas palavras podem oferecer uma certa dúvida pelo fato de estarmos acostumados a ouvir de outra forma. Como é o caso de gratuito, em que o ui correto se fala junto, outras palavras de tanto ouvir ficam cristalizadas de forma inadequada no nosso vocabulário. Vejamos algumas outra palavras que podem nos "pegar de surpresa":

céu, he-rói, his-tó-ria, ór-gão, com-boi-o, ji-boi-a, a-poi-o, ba-lei-a, mei-a, ca-dei-a, pen-sei, pneu, 
mi-lhão, po-ei-ra

OS HIATOS


Esses, diferente dos ditongos, se separam. Vimos em algumas palavras acima que algumas vogais ficam à parte, como no caso de com-boi-o, ji-boi-a, a-poi-o, ba-lei-a, mei-a, essas vogais separadas já contam como hiatos. Inclusive, a própria palavra hiato tem hiato (hi-a-to, :) ).
Vejamos alguns casos de hiatos:

ru-a, di-a, vi-a, ru-im (sim, o certo é dizer as vogais separadas e bem demarcadas), ca-ir, do-er, a-é-reo, ba-i-nha, vo-ar, vo-o, le-em, ju-iz, a-tra-ir.

São muitas palavras que nos oferecem perigo de erro. Portanto, o mais certo a fazer é praticar com exercícios, que logo postarei e sempre consultar o dicionário.

OS TRITONGOS

Como o nome já sugere, TRItongos são três vogais que ficam juntas, juntas mesmo. No caso da palavra baleia, não temos tritongo. O que acontece é o aparecimento de um ditongo e um hiato. As vogais precisam estar na mesma sílaba.
Não há muitos casos de tritongos na nossa língua. Os clássicos são:

Pa-ra-guai, U-ru-guai, sa-guao, quais-quer, i-guais.
Em casos de palavras com muitas vogais, como Piauí, tuiuiú, basta verificar qual a vogal tônica (como visto acima!). Como separar, então uma palavra como Piauí? Antes disso, como você soletra Piauí? Pi-au-í, com o primeiro I mais forte. Sendo assim, não dá para se juntar com o au, primeiro que esse A é tônico e segundo, que não há possibilidade de duas vogais tônicas serem da mesma sílaba. E o Í acentuado, já fala por si que ele é a sílaba mais forte, portanto quer ter sua própria sílaba.

Caso tenha alguma dúvida sobre qualquer palavra, pergunte!!
Até a próxima!


6 comentários:

  1. as palavras biscoito;raiz;balão;coração;touroe fiel são o que

    ResponderExcluir
  2. as palavras biscoito;raiz;balão;coração;touroe fiel são o que como posso saber vc pode mim dizer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bis-coi-to, ditongo decrescente V+sv
      ra-iz, hiato
      ba-lão, ditongo
      co-ra-ção, ditongo
      tou-ro, ditongo decrescente V+sv
      fi-el. hiato

      Excluir
  3. A palavra Pi-au-í, tratasse de um hiato e um ditongo decrescente ?

    ResponderExcluir
  4. Tuiuiú e piauiense possuem o raríssimo encontro vocálico de 5 vogais.

    ResponderExcluir